Copa de 2002 -
Eis que chega 2002 e eu nunca estava tão Hypado para acompanhar e torcer pra Seleção.
Mas voltando para as eliminatórias...
O futebol brasileiro estava em crise...Os clubes grandes todos falidos... se não me engano foi na época em que o São Caetano pegou carona nessa crise e começou a aparecer como um time revelação... Quem não lembra do Adãozinho e o goelador Ademar..kkkkk...Foi para as finais do Brasileiro mas o Atlético Paranaense foi Campeão... Era o clube que tinha mais caixa, acabara de inaugurar aquele estádio da hora, considerado exemplo de como se administrar um clube...(fala sério)
Com todo o respeito.. mas para o Atlético Paranaense ser campeão Brasileiro, isso só pode ser sinal de crise mesmo.
O Brasil estava de novo perigando de não conseguir se classificar... Lembro que teve uma série de matérias no JT, tentando explicar as causas da crise da Seleção Brasileira e os motivos de ela talvez não poder ir para a Copa de 2002.
Assistia televisão nessa época e os programas debate do Milton Neves...O que diga-se de passagem, queimou os meus neurônios, deixando sequelas irreparáveis...
Embates intelectuais épicos de Cacá Rosset e Paulo Morsa Martins...E Milton Neves fazendo Merchan a cada dois minutos de programa...kkkkkk.... eu não tinha tv por assinatura, então.. era o jeito...
A crítica com a Seleção era intensa... o Felipão assumiu a bucha.
Foi uma eliminatória com a corda no pescoço até o último jogo.
A situação era tão ruim que a esperança do time era
Edílson e Luizão...Apelidado de Luizão Bobão por Hermes e Renato quando entrou para não fazer nada no primeiro jogo da Copa..A não ser cavar aquele penalti roubado contra a Turquia....kkkkk....Justiça seja feita, foi ele quem decidiu no último jogo das Eliminatórias... o
que garantiu sua convocação "moral" para 2002.
Nesse ínterim, sei que teve Copa América na Colômbia e a situação estava tensa por lá. Tava rolando violência por causa das Farc, tipo uma guerra civil. Alguns países não quiseram participar... Argentina e Canadá. A Argentina usou isso como desculpa na verdade. Jogar Copa América sempre foi uma grande perda de tempo. Os jogadores que atuavam no exterior, não queriam se dar ao trabalho.E no lugar da Argentina... os caras convidam a ingênua seleção de Honduras..kkkkkk
A mídia falava que não havia necessidade de o Brasil ir tbém, acho que muitos jogadores que atuavam no exterior se recusaram ir. Mas o Felipão bateu no peito e levou a Seleção com jogadores que atuavam aqui no Brasil. Situação tensa... e uma eliminação vexatória contra Honduras nos playoffs o que agravou mais a situação.
O Brasil se classificou e o Felipão começou a fazer uns testes nos amistosos para a Copa. Pedia-se muito o Romário novamente, grande pressão da mídia e pressão popular. Mas devido uma treta que rolou em uma das convocações, o Felipão cortou o Romário por motivos pessoais e levá-lo para a Copa era utopia. Romário que num ato de desespero, convocou uma entrevista coletiva e chorou e o caramba a quatro mas mesmo assim, não amoleceu o coraçãozinho do Felipão....
Na verdade o Felipão estava apostando numa possível volta do Ronaldo, Rivaldo que estava meio baleado com sérios riscos de se contundir no meio da Copa... Ronaldinho Gaúcho jogando o fino, voando baixo.
As críticas eram intensas... E se eu credito o título de 2002, éh para o Felipão... ele foi teimoso, assumiu o risco de apostar nesse ataque que era incerto. Se o Ronaldo não desse certo... fim da linha... E se ele não levasse o Ronaldo, poderia fazer uma Copa digna, mas sem chances de título.
Ia sobrar nas costas dele de qualquer jeito.. Tinha o risco do Rivaldo se contundir... tanto que na final da Copa fizeram uma infiltração para ele poder jogar... Ele poderia fazer uma escalação mais conservadora... mas prefiriu ir para o tudo ou nada.
Num desses amistosos pré-Copa.. lembro de um jogo contra Portugal.. Foi apenas um empate em 0x0 ou 1x1, não lembro bem. Quando eu vi esse jogo, comecei a acreditar que o Brasil poderia ser campeão...Jogou muito bem, Ronaldinho Gaúcho comendo a bola.. Eu pensei, acho que dá... só Ronaldo se encaixar nesse time ae que não tem pra ninguém.
Na reta final... por causa de talentos individuais... o Brasil chegava como um dos favoritos para essa Copa.
Para melhorar a situação, o Brasil pegou um grupo bem babinha.. China, Turquia e Costa Rica...O Pelé que participou do sorteio, foi considerado pé quente...kkkkkkk
Fase de grupo, aquecimento.
Passou tranquilo.
Nas oitavas... jogo tenso...
Gol da Bélgica anulado no primeiro tempo... falta que não existiu... Arnaldo querendo justificar que foi falta... mas não foi. Ajudinha básica da arbitragem que todo mundo faz vista grossa.
Não me lembro quem fez o primeiro gol, mas o que não me sai da cabeça foi o segundo gol do Rivaldo... o cara deu uma ajeitadinha na bola com o calcanhar direito, a bola dá uma quicadinha ele enfia o pé quase como um voleio com a esquerda.. puta golaço... A clássica comemoração dele tirando a camisa girando...kkkkk....Ae eu pensei.. já era... a Copa é nossa! Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho... sem chances.. só perde se quiser...meu Hype aumentou ainda mais.
Aliás, é essa cena icônica.... Todas as vezes que a situação tá tensa....Rivaldo fazendo gol, tirando a camisa e girando....kkkkkkk
Quartas contra Inglaterra...
Lúcio dando o gol para o Owen...e tinha o Backham insuportável, em alta... mas marketing do que futebol...
Brasil empata com Rivaldo que tira a camisa e sai girando...kkkkkkk...e no segundo tempo o Ronaldinho Gaúcho faz aquele gol cagado de cruzamento. Depois é expulso e o Brasil fica na retranca, estilo Felipão de ser....Galvão quase tendo um colapso ganindo a cada cruzamento da Inglaterra na área do Brasil.... com o Denílson provavelmente entrando no final, pra fazer firula.
Semi finais contra Turquia...
Jogo difícil, por incrível que pareça... Começa o fantasma de 1998.. Ronaldo meio estranho, meio bichado andando em campo. Ae o Galvão desesperado relembrando 98.. com Zagalo participando dos comentários dizendo.. tem de tirar o Ronaldo se ele não tiver 100%, tá bichado.. etc. Enquanto isso, Ronaldo mete um gol de bico.... e cala todo mundo...kkkkkk
O mala do Denílson entra para não fazer nada.. a não ser deixar os jogadores da Turquia irritados, correndo atrás dele.
Final contra Alemanha...
Jogo suave.. Marcos fazendo as defesassas dele garantindo o primeiro tempo...diga-se de passagem o Marcos fez a Copa perfeita. E os São Paulinos babacas achando que quem merecia o cargo era o Ceni...kkkk... piada. O Ceni ia fazer o que? Tirar a bola do Ronaldinho Gaúcho e cobrar falta? O Ceni foi pra essa copa para ficar cobrando falta para treinar o Marcão...kkkkkk
A Alemanha tinha o Oliver Kahn a muralha que... entregou o gol para o Ronaldo, dando aquela rebatida... Isso só aconteceu porque o Kleberson deu uma pisada na mão dele no primeiro tempo..kkkk.. e meteu aquela bola na trave quase encobrindo o Kahn.. pena que não entrou, ia ser um golaço.
Ronaldo com aquele cabelo de Cascão ridículo... e depois o segundo gol para garantir o título... meio gol do Rivaldo fazendo o corta luz... o filho da mãe comeu a bola nessa Copa.
Kaká querendo entrar em campo, numa substituição clássica para matar o tempo...a bola não saia..kkkk... mas sem chances... juiz apita final do jogo e vejo o Brasil ser Campeão de novo.
Jd. Irene estampada na camisa do Cafú... festa alegria... etc...
Futebol não tá em crise, o país não tá em crise... só alegria... Ano de eleições....Lula lidera nas pesquisas... O PT é um partido íntegro...O Brasil vai se renovar, é um novo Brasil....kkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!
sábado, 2 de junho de 2018
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário