O Matemágico (Escrito em 2/12/2017
A primeira vez que fiquei de recuperação em matemática, eu estava realmente contra a parede. Eu não entendia o que a professora ensinava, era outra língua. 
Certamente iria repetir de ano.... foi quando um cara da minha classe vendo meu desespero disse: Relaxa mano, eu vou te levar no Sérgio. Vc vai passar de ano. 
Ele me explicou que eu tinha que levar 10,00 pilas, na época equivaleria hj ao que é 50,00 mangos. Chegaríamos as 7h da manhã e sairíamos de láh as 17hrs. 
Andando, era uns 3km da escola, ladeira abaixo....Eis que entramos numa casa bem simples, um portão de ferro sem tranca, o local cheirando cocô de gato. 
Dou de cara com umas mesinhas improvisadas e uns gato pingado com seus cadernos espiral.... e eis que aparece o tal do Sérgio... 
Um figura de camisa xadrez enfiada por baixo de uma calça jeans surrada, barba por fazer estilo Wolverine... E pra selar aquela figura caricata, ele tinha um sotaque de Caipira, mas caipira Raiz mesmo!!!
Eu pensei.. eita...esse é o tal do Sérgio? Putz, lá se vai 10 mangos e eu vou repetir de ano pela primeira vez. 
O método dele era assim... ele ia passando de mesa em mesa, explicava suas dúvidas, depois deixava vc fazer os exercícios, enquanto atendia outras pessoas e voltava para tirar as dúvidas do exercício que vc errou. 
Apesar de subestimar o cara pela aparência e pelo sotaque...o cara era foda... ele tinha um dom para ensinar que nunca vi igual... tipo, ele começava a explicar e tudo ficava claro...Era mágico... ele tinha um certo poder de transmissão.... eu não era tão burro, eram os professores da escola que eram ruins...  tanto que tinha várias pessoas, a maioria delas, com o uniforme da escola que eu estudava, naquele lugar. 
Mas tb tinha os vagabundos de outras escolas, todos de uniformes das escolas de Osasco, desfilavam naquele lugar clandestino. 
O raciocínio dele era muito rápido, ele batia o olho no exercício e já resolvia... e era ágil tbém pq provavelmente ele conhecia nossos livros didáticos de trás pra frente, de tantas pessoas da minha escola que o procuravam. 
Passamos a matéria do ano todo em 15 dias, almoçando cachorro quente e tomando coca cola. Nessa época  tomava-se coca-cola.
Ou seja, nessa brincadeira foram 150, 00 + refeições natureba.....bem gastos. 
Bom, pelo que sei do Sérgio...Ele era um cara que gostava muito de matemática... e tinha trancado a matrícula pq não teve dinheiro pra concluir a facul.... então, a alternativa que ele teve, foi dar aulas particulares. Mas ele tinha é que ser contratado pela minha escola, que era paga, por sinal. 
Ali era um lugar clandestino, onde vc recorria, já que a instituição de ensino não supria o que vc precisava.. hehehehe
Lembro de uma aula de física que ele nos deu... que em resumo foi assim... ele mandou a gente esquecer todas as fórmulas que havia no livro, e sintetizou elas em outras, bem mais práticas e simples. 
Fiz a prova usando essas fórmulas, na caruda.... sei lá o que a prof. pensou.... pois, ela não havia ensinado aquelas coisas pra gente. E tirei 9,00... mas não passei direto, pq precisava tirar 10,00 kkkkkkk. 
No ano seguinte eu tive de novo que fazer aulas particulares. Então, não fui no Sérgio, mas em uma japinha q me indicaram... formada na USP e tudo o mais... 
Quando sentei para fazer aula com ela ... quanta decepção... o Sérgio dava de 10 milhões a zero nessa mina, que estava fazendo mestrado! Não digo só no quesito didática, mas raciocínio. 
Ele era mais rápido que ela.. não sei como explicar, aquilo era natural e fluido pra ele. A mina, que eu procurei, ficava pensando demais para resolver... e enroscava as vezes... e o pior, a mina se achava demais. 
Sei lá, depois disso, acredito que tem gente esforçada e tem gente que tem talento. 
Sei lá por onde anda o Sergião hj em dia... talvez nem esteja vivo. talvez ele tenha um canal no youtube... seria uma boa ideia. Esse cara era um talento perdido.
Sou eternamente grato e um grande admirador do mito, da lenda... Sergião!
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário